quinta-feira, 28 de junho de 2012

ACOLHIMENTO E VÍNCULO

Acolhimento e vínculo
A Importância do acolhimento  aos pacientes com dificuldades de locomoção

relato do ACS – Júlio César Ferreira da Silva – equipe Portinari

Ao iniciar o trabalho de agente comunitário de saúde, minha primeira ação foi a de conhecer o território e cadastrar os usuários de minha mircroárea.  Estava determinado a contatar todas as famílias, pois como morador, tinha plena convicção de que o acesso aos serviços de saúde era uma das principais necessidades da minha comunidade.
Em uma manhã ensolarada eu estava no território cadastrando as minhas famílias, quando de repente alguém me chamou, era dona Regina, ansiosa para que eu fosse a sua residência. De imediato fui atendê-la. Foi então, que passei a conhecer sua história de vida e seu imenso amor em cuidar de sua mãe dona Elpídia, 83 anos, que tem dificuldades de  locomoção devido a idade avançada e problemas crônicos de hipertensão e diabetes.  
Após o seu cadastramento, ela passou a contar com total assistência e acolhimento dos profissionais do CMS Hélio Smidth: visita regular da médica, Dra. Maria da Conceição, da técnica de enfermagem, Silvania Noronha e de meu acompanhamento como seu Agente Comunitário de Saúde.
No dia a dia, conquistamos a confiança dos pacientes, e nas visitas domiciliares procuramos auxiliá-las ao máximo em suas necessidades: coleta de sangue, aferição da pressão arterial, curativos, marcação de consultas e exames, informações, orientações e acompanhamento individualizado de todas as famílias.
Sinto uma enorme satisfação em desempenhar o meu trabalho porque vejo estampado no rosto das pessoas a gratidão e o reconhecimento pelo trabalho que faço.


Dona Elpidia, sua filha Regina e a Tec. de enfermagem Silvania 

3 comentários:

  1. Parabéns ACS Julio e toda a sua Equipe.
    Lindo trabalho.
    Gerente Alessandra Flores

    ResponderExcluir
  2. parabéns,julio e silvana que são excelente no que fazem.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO,E COM ENORME SATISFAÇÃO QUE AGRADECEMOS AOS NOSSOS USUARIOS PELO RECONHECIMENTO DO NOSSO TRABALHO.ACS JANETE EQUIPE PORTINARI.

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Tancredo Neves, S/N - Maré

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h

Telefones

(21) 3882-3664

Tecnologia do Blogger.