terça-feira, 27 de março de 2012

Equipe União realizando promoção e prevenção em saúde sobre Tuberculose

Ação Contra a Tuberculose
Nos dias 22 e 23 de março a equipe União realizou atividade sobre a Tuberculose com o objetivo de prevenir a doença e fazer busca ativa dos pacientes que abandonaram o tratamento. Foi montado uma tenda na frente da Unidade durante todo o período de funcionámento da mesma.

O que é Tuberculose?
 Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria                 que afeta principalmente os pulmões, mas, também                 pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos,                 rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Qual a causa?
 Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies                 de micobactérias também podem causar a tuberculose.                 São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
 Quais os sintomas?
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença,                 outros apresentam sintomas aparentemente simples que são                 ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria                 dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente                 descritos são tosse seca contínua no início,                 depois com presença de secreção por mais                 de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em                 uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa                 geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite;                 palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza;                 e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade                 na respiração; eliminação de grande                 quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus                 na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento                 dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Como se transmite?
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto,                 a aglomeração de pessoas é o principal fator                 de transmissão. O doente expele, ao falar, espirrar ou                 tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso                 e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.                 Má alimentação, falta de higiene, tabagismo,                 alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência                 orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.
Como tratar?
O tratamento e gratuito, à base de antibióticos é 100%                 eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva                 seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido                 esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar                 o abandono do tratamento é importante que o paciente seja                 acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes                 sociais e visitadores devidamente preparados.
Em caso de dúvida procure nossa Unidade de Saúde.
                                     Parabéns Equipe União pelo lindo trabalho.
ACS André  explicando a importância da prevenção
                                          
Equipe União em Ação




                         ACS Julio orientando sua cadastrada sobre a Tuberculose
                         Técnica Silvania tirando dúvidas da paciente sobre a Tuberculose


                                   ACS Claúdia em Ação




                         A Equipe União esta de parabéns pelo lindo trabalho!

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Tancredo Neves, S/N - Maré

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 17h

Telefones

(21) 3882-3664

Tecnologia do Blogger.